carro hidrogenio

Células de hidrogênio para carros

Células de combustível de hidrogênio ou HFC – Hydrogen Fuel Cells, é a aposta de alguma montadoras para substituir o uso de combustíveis fosseis, uma tecnologia limpa mas considerada por muitos pouco eficiente.

Carros movidos a hidrogênio voltaram ao foco à medida que mais fabricantes de automóveis exploram alternativas mais limpas e eficientes para o gás.
A Honda começará a vender seu sedã movido a hidrogênio, o Honda Clarity, na Califórnia, até o final de 2016. A Toyota está preparando a produção de seu próprio carro movido a hidrogênio, o Toyota Mirai.

E eles não são os únicos fabricantes de automóveis que exploram a tecnologia de célula de combustível.

Mas o CEO da Tesla, Elon Musk, acha que os carros movidos a hidrogênio são uma má jogada. Especificamente, ele acha que a tecnologia é “incrivelmente idiota”.

“Se você vai escolher um mecanismo de armazenamento de energia, o hidrogênio é incrivelmente idiota para ser escolhido – você deve escolher apenas o metano, que é muito mais fácil, ou propano”, disse Musk.

Musk fez essas observações durante o Automotive World News Congress, em Detroit, no início de 2015. Ele disse que o problema com o hidrogênio é o quão difícil é produzir.

“Eu só acho que eles são extremamente tolos … é muito difícil fazer hidrogênio e armazená-lo e usá-lo em um carro”, disse Musk na época. “Se você, digamos, pegasse um painel solar e usasse isso … para carregar uma bateria diretamente, em comparação com a água dividida, retire hidrogênio, despeje oxigênio, comprima hidrogênio … é cerca de metade da eficiência.”
Mas outras montadoras estão dizendo que as células de combustível são uma aposta melhor do que os críticos afirmam. Algumas das maiores montadoras do mundo estão alugando carros de célula de combustível para os clientes, comprometendo-se a melhorar a infraestrutura de abastecimento e exibindo novos modelos nos principais eventos de automóveis do mundo, mesmo enquanto exploram outras alternativas ao motor a gasolina.

As células de combustível têm suas próprias limitações, mas podem estar aqui para ficar. E eles podem acabar mantendo certas vantagens sobre as baterias elétricas, mesmo que a tecnologia melhore para ambos os motores.

A Toyota lançou a Mirai, movida a célula de combustível, no Japão em 2014. A Honda lançou o carro com célula de combustível Clarity no ano passado, com base em um veículo conceitual anterior. A luxuosa marca Genesis da Hyundai revelou um SUV com célula de combustível de hidrogênio no Salão do Automóvel de Nova York no início deste ano. Enquanto isso, a Hyundai já oferece uma versão de célula de combustível do seu Tucson, e a Mercedes está lançando um carro este ano que combina células de combustível com tecnologia elétrica plug-in. Outros são esperados nos próximos anos.

No curto prazo, espera-se que as baterias elétricas ultrapassem as células de combustível, entre os carros com motores que não são a gasolina. Estima-se que as baterias elétricas representem 4% do mercado total de carros até 2025, de cerca de 1% hoje, enquanto as células de combustível representarão apenas 0,5% do mercado total, de acordo com a IHS Automotive.

admin

Posted by Bruno Armelim

Deixe um comentário