Um profissional de TI pode intervir, alterar e fazer manutenções em instalações elétricas?

A resposta é não! Mesmo tendo treinamento específico sobre eletricidade e seus riscos o funcionário ainda precisa ser autorizado formalmente pela empresa a intervir nas instalações elétricas.

instalações elétricas ti

Um profissional de TI pode interagir nas instalações elétricas?

A resposta é sim porém apenas como um usuário comum.
Podemos citar o exemplo o ato de ligar um equipamento na tomada, desligar e ligar interruptores, etc.

Pessoas Comuns que de acordo com a ABNT são chamadas de “BA1”, equivalem ao conceito de pessoa inadvertida pela NR-10, isso quer dizer, pessoas que não realizam atividades de instalação e manutenção elétrica, mas interagem com equipamentos elétricos ou realizam atividades em locais ou equipamentos com a presença de eletricidade, neste último caso, essas pessoas não podem ser expostas ao risco ou o risco deve ser controlado por medidas de segurança que garantam que pessoas leigas ou seja sem conhecimentos específicos sejam expostas a qualquer perigo. Para garantir isso a instalação elétrica deve ser executada conforme as normas, de acordo com o item 10.6.1.2 da NR10 as operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.
IMPORTANTE: Não abra painéis elétricos se você não tiver o treinamento correto, painéis podem ser perigosos até mesmo fechados, disjuntores desarmam por um motivo, painéis elétricos devem ser classificados quanto ao seu risco de arco elétrico e ser inspecionados por pessoal qualificado.

De acordo com a NR10, dentro desse grupo de pessoas comuns, podemos considerar também as que apesar de não realizarem atividades relacionadas às instalações elétricas, precisam entrar em locais de serviços elétricos para realizarem suas tarefas, como por exemplo salas de racks ou de UPS’s dentro de uma sala elétrica ou até mesmo uma subestação.
A empresa deve garantir que esses ambientes sejam seguros para o acesso, criar um procedimento de acesso e autorizar formalmente esse acesso aos locais de risco, deve também garantir que todos os equipamentos do sistema elétrico estejam inacessíveis com a instalação de barreiras, cadeados ou outros meios que impessam mesmo que acidentalmente o contato as partes vivas de uma instalação.

admin

Posted by Bruno Armelim

1 comment

[…] Não tem essas informações, pegue uma trena e meça a distância do painel até a tomada.Abra a tampa do painel e tire uma foto. Veja o post sobre Um profissional de TI pode intervir, alterar e fazer manutenções em instalações elétricas? […]

Deixe um comentário