Acertando na escolha dos cabos de alimentação da PDU aos devices

As melhores praticas na hora de conectar os cabos de alimentação do seu equipamento de TI nos PDU`s.

cordoes de forca coloridos

Em um projeto onde será trocado ou instalado um equipamento novo no data center, a ênfase geralmente é colocada no equipamento, enquanto a alimentação elétrica geralmente é negligenciada. A seleção correta dos cabos de alimentação dos equipamentos é importante não apenas para o custo da instalação mas também para evitar atrasos nas instalações.

1. Verifique todos os detalhes do equipamento em que você conectará os cabos de alimentação.

A primeira coisa é saber a tensão máxima de alimentação do equipamento e o número de fases necessários para alimentar o mesmo. Se você for conectar o equipamento em uma PDU existente, calcule a potência adicional e verifique se a PDU comporta esse acréscimo de carga. Verifique se os plugues de conexão elétrica são compatíveis com sua PDU ou tomadas. Existem diferentes padrões para plugues de equipamentos elétricos como:

CEE – Padrão Europeu.

IEC 60320 – Padrão internacional.

NEMA – Padrão América do Norte.

Usualmente os cabos de alimentação usados em equipamentos importados com corrente até 16A são os de padrão IEC, são geralmente usados ​​em um data center para alimentar switchs e servidores e até mesmo as PDUS, esse cabos de alimentação geralmente possuem os plugues C13 e C19 e devem ser ligados respectivamente em tomadas C14 e C20. 

Dica: Considere Utilizar tomadas que tenham um mecanismo de trava para evitar desconexões acidentais.

cabo iec colorido

2. Codificação por cores e identificação com etiquetas dos cabos de alimentação.

É uma boa prática utilizar cabos com cores diferentes para alimentar equipamentos que possuam mais de uma fonte e trabalhem em redundância, tente escolher cabos com cores diferentes e crie um padrão para indicar quais equipamentos recebem alimentação do lado A (UPS-1) e alimentação do lado B (UPS-2) ou a linha de alimentação principal e a linha de alimentação redundante. Identifique os cabos com etiquetas em ambas as pontas, indique de onde vem a alimentação e de qual linha, idealmente procure identificar qual painel e qual PDU está alimentando o equipamento.

Dica: Use fita isolante colorida e faça um anel na extremidade dos cabos para a identificação. Não é fácil encontrar no Brasil os cabos de força coloridos e geralmente os cabos que vem com os equipamentos são pretos, fitas isolantes coloridas são baratas e fáceis de achar.

fita isolante colorida

3. Capacidade e comprimento dos cabos de força.

Se o cabo de força não vier junto com o equipamento é necessário verificar qual o tipo de plugue e sua capacidade de conduzir corrente elétrica (Amperes), nunca utilize cabos sub dimensionados. Se for necessário alimentar a PDU, os cabos devem atender a potência total da PDU, mesmo se a mesma não trabalhar a plena carga. Procure cabos de força com o tamanho adequado, cabos muito compridos serão difíceis de organizar pois geralmente os racks não possuem guias de cabos elétricos ou se possuem o espaço é pequeno. Cabos curtos dificultam a organização e por vezes são instalados esticados o que pode danificar as tomadas do equipamento ou da PDU ao passar do tempo.

Dica: Verifique a distância do ponto onde está a tomada do equipamento até a PDU e compre o cabo com a medida ideal.

admin

Posted by Bruno Armelim

Deixe um comentário