SSD NVMe x M.2 x SATA – Qual a diferença?
Diferença entre SSDs
Primeiro, uma nota rápida sobre os SSDs: eles são rápidos. Muito rápido na verdade, seu fator limitante muitas vezes não é seu próprio hardware, mas sim o tipo de interface que eles usão para se conectar ao computador ou notebook, sendo elas:
PCIe 3.0 (8 GTS/s): 985 MB/s por linha(PCIe pode ser x1 x2 x4 x16 etc)
NVMe (20Gpss): 2.5 GB/s
SATA III (6Gbps): 750 MB/s
SATA II (3Gbps): 375 MB/s
SATA I (1.5Gbps): 187.5 MB/s
HD tradicionais tipo SATA
Introduzido em 2003, o SATA (ou Serial Advanced Technology Attachment) é a interface padrão para a maioria dos discos rígidos de desktops e laptops. Eles são chamados de discos rígidos SATA, mas na verdade são discos rígidos rotativos com pratos giratórios e uma agulha móvel que grava dados em setores consecutivos em cada prato. Os discos rígidos SATA são incrivelmente rápidos em comparação com seu antecessor, o disco rígido PATA, e podem gravar no disco com uma taxa de interface de 6 Gb/s com uma taxa de transferência de 600 MB/s.
Um HD tradicional SATA pode ter tamanhos que variam de 500 GB a 16 TB e está disponível a um custo menor do que qualquer um dos outros tipos de unidades discutidos aqui. São boas unidades se você precisar de muito armazenamento barato e não precisar de leituras ou gravações extremamente altas. Como os dados são gravados fisicamente em um disco, eles também podem se tornar fragmentados, o que significa que diferentes setores podem se espalhar por diferentes áreas do disco, tornando a unidade mais lenta. Eles também são vulneráveis a choques e movimentos súbitos, pois há peças móveis em cada unidade, o que os torna uma má escolha para laptops.
Para referência os HDs maiores que a maioria de nós conheceu tem fator de forma de 3.5″para desktops e de 2.5″para notebooks.
NVMe significa “Non-Volatile Memory Express” (Memória não volátil Expressa), o NVMe é um padrão aberto desenvolvido para permitir que os SSDs modernos operem nas velocidades de leitura / gravação que as memórias flash são capazes.
Essencialmente, ele permite que a memória flash opere diretamente como um SSD através da interface PCIe, em vez de passar pela SATA e ser limitada pelas velocidades SATA mais lentas. NVME é uma interface que o componente usa para se comunicar com o PC, não um novo tipo de memória nem de conexão.
Mas onde entra o M.2 agora?
Vamo lá M.2 é O tipo de conector (fator de forma),em termos leigos o padrão de conexão de SSD e outros componentes. O padão M.2 foi originamente chamado de NGFF – Next Generation Form Factor que nada mais é que um módulo SATA muito pequeno voltado para notebooks, ultrabooks e tablets.
O Slot M.2 não é só para SSDs ele também pode receber outros hardwares como uma placa de rede wifi.
Antes de comprar qualquer SSD você deve verificar quais conexões seu notebook ou PC possuem e se elas não estão ocupadas por outro equipamento como por exemplo a placa wifi do seu notebook.
Não deixe de conferir as melhores ofertas para SSD.